• Rádio Douro Nacional... 7 Anos!

    Rádio Douro Nacional... 7 Anos!

  • Camião ardeu na A24 e condicionou trânsito

    Camião ardeu na A24 e condicionou trânsito

  • Rádio Douro Nacional - Lamego

    Rádio Douro Nacional - Lamego

  • Homem de 27 anos morre em acidente com trator agrícola

    Homem de 27 anos morre em acidente com trator agrícola

  • Mulher de Lamego detida por posse ilegal de armas

    Mulher de Lamego detida por posse ilegal de armas

Réveillon nos concelhos do distrito de Viseu

Esta terça-feira (31 de dezembro), celebra-se a passagem de ano de 2019 para 2020. A cidade de Viseu irá apresentar neste dia uma programação recheada de atuações a partir das 20h00, no Campo de Viriato.

Mas a festa não passa apenas pela capital do distrito, como comprovam as festas já anunciadas por alguns dos concelhos da região, grande parte delas organizadas pelas autarquias locais.
Por exemplo, em Sátão, o réveillon será celebrado numa tenda gigante e climatizada no centro da vila, no Largo de S. Bernardo, a partir das 22h30 da noite e até às 6h00 da manhã de quarta-feira (1 de janeiro), o primeiro dia de 2020.
Como atrações para animar a noite foram contratados os DJ’s Carlos Lopes, Luís Quental e Zé Albano, que prometem muita festa com um espetáculo de música, luz e vídeo que vai ao encontro de todas as gerações. Pela meia-noite, há fogo de artifício.
Em Moimenta da Beira, a passagem de ano será celebrada com o desfile dos foliões da Queima do Velho. Lá, as pessoas vão trajados de roupa velha e vestida ao contrário, como manda a tradição. A concentração tem início às 22h30, no Largo da Portelinha, no Arrabalde.
A saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha começa meia-hora depois, pelas 23h00. O povo vai juntar-se ao cortejo, que agrupa também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a “morte” do velho.
O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora cerca de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, também no Arrabalde, onde decorrerá todo o ritual que se inicia quando da Torre da Igreja Matriz, se começar a ouvir as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao Ano Novo. Depois, há festa e animação de rua com espumante Terras do Demo e bolo rei.
Em Sernancelhe, o Expo Salão vai receber a festa do réveillon, com jantar e música ao vivo da banda RHP. À meia-noite, há fogo de artifício, passas e espumante.
Em Carregal do Sal, a festa da passagem de ano 2019/2020 será organizada pela Associação Cravos e Rosas de Vila Meã, com um jantar. À meia-noite, há passas, champanhe e buffet.
Em S. Pedro do Sul, a Praça do Município vai acolher as festividades a partir das 22h00, com uma tenda gigante e atuações da banda Bel & Os Monstros e dos DJ’s Johnny The Bass, Revive e Miguel Martins. O fogo de artifício acontecerá à meia-noite.
Em grande parte dos concelhos do distrito de Viseu, também haverá festas de passagem de ano organizadas por vários hotéis e outros espaços turísticos.