• Rádio Douro Nacional...9 Anos!

    Rádio Douro Nacional...9 Anos!

  • Evocação do Dia da Liberdade em Lamego aborda prática da corrupção

    Evocação do Dia da Liberdade em Lamego aborda prática da corrupção

  • Cavacas de Resende regressam com dois dias de festa

    Cavacas de Resende regressam com dois dias de festa

  • Convento de Ferreirim reabriu ao público com apoio do Município de Lamego

    Convento de Ferreirim reabriu ao público com apoio do Município de Lamego

  • Município de Tarouca entrega dispositivos de teleassistência a idosos do concelho

    Município de Tarouca entrega dispositivos de teleassistência a idosos do concelho

  • Grandiosa Feira de Santa Cruz regressa a Lamego

    Grandiosa Feira de Santa Cruz regressa a Lamego

Município de Lamego apresenta Plano de Bem-Estar Animal

Com a missão de desenvolver a política de saúde e bem-estar animal e assegurar a qualidade de vida para animais e munícipes, o Município de Lamego apresentou hoje, dia 17 de Fevereiro, no auditório do Parque Biológico da Serra das Meadas, o Plano de Bem-Estar Animal para o concelho.

Trata-se de um conjunto de iniciativas que pretendem dar resposta à crescente preocupação com o bem-estar animal, à segurança e tranquilidade das populações, e apoiar as famílias mais necessitadas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos seus animais de companhia, combater o abandono e promover a adoção responsável. Este Plano de Bem-Estar Animal tem por base uma nova imagem e identidade: Abrigo – Centro de Recolha Oficial de Animais de Lamego. A nova identidade e imagem é uma clara associação à causa animal e clarifica o importante trabalho desenvolvido pelo Município em prol do bem-estar animal. “Abrigo” transmite a segurança e o conforto de um novo lar para os animais abandonados e reforça a alegria de um animal que brinca depois de ter sido resgatado da rua. Mas o Plano de Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Lamego assenta em medidas estruturais mais vastas que abrangem a melhoria das condições das atuais instalações do Abrigo – Centro de Recolha Oficial de Animais de Lamego, a realização de protocolos com entidades que desenvolvem a sua atividade no terreno como clínicas veterinárias e as redes de associações de proteção animal locais, assim como a promoção de ações futuras de sensibilização em áreas como a promoção da saúde pública, a prevenção do abandono de animais e a integração de animais em famílias, designadamente através da adoção responsável e a educação de boas práticas do bem-estar animal. 

AMPLIAÇÃO DO ABRIGO - CENTRO OFICIAL DE RECOLHA ANIMAL

As obras de ampliação do Abrigo iniciam-se em breve e quando concluídas vão permitir acolher mais de 100 animais. Serão construídas 16 novas boxes e quatro cercados para o alojamento de matilhas, assim como uma pequena dependência para alojamento de gatos. Um investimento de cento e um mil euros.

TRABALHAR EM REDE: PROTOCOLOS COM CLÍNICAS VETERINÁRIAS E ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO ANIMAL

Com vista a melhorar a prestação de cuidados de saúde aos animais, combater o abandono e promover a adoção responsável, o Município de Lamego estabeleceu protocolos de colaboração com Centros de Atendimento Médico Veterinários locais - Clínica veterinária VetLamego e Clínica veterinária Douro Sul – assegurando que famílias carenciadas possam garantir a assistência médico-veterinária para esterilização a preços acessíveis de cães e gatos. Reconhecendo também o importante papel que o movimento associativo pode desempenhar como parceiro do Município e dos constrangimentos evidentes da capacidade limitada de acolhimento de animais no Abrigo, foi estabelecido com a Associação de Salvamento e Proteção Animal de Lamego (ASPA Lamego) um protocolo no sentido de obter uma maior eficácia dos programas de adoção e esterilização. O protocolo procura também contribuir para a mitigação do abandono, ajudando a resolver a sobrelotação e a possibilitar uma melhor gestão do espaço do Abrigo. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinha que “a sensibilização e a promoção para a saúde e o bem-estar dos animais de companhia tem sido uma causa que o município tem vindo a abraçar mas que é uma necessidade cada vez mais premente. A ampliação do Abrigo é uma medida de carácter urgente com vista a dar resposta aos crescentes desafios de saúde pública e bem-estar animal do concelho. Felizmente, a sociedade está cada vez mais desperta para o tema, mas ainda não é suficiente e o Município de Lamego, em parceria com outras entidades locais, tem delineado e estruturado um Plano de Bem-Estar Animal que irá assegurar a melhor resposta aos vários desafios.”

Ricardo Pereira | Gabinete de Comunicação do Município de Lamego